blog

Voltar Ar Condicionado na Academia: Pode ou não?

Ar Condicionado na Academia: Pode ou não?

Postado às 16:22 do dia 09/01/2019

Será que o ar condicionado na academia ajuda ou atrapalha o desempenho físico? Faz bem para saúde, ou pode prejudicar?

Vamos esclarecer essas dúvidas para você!

 

 

Já sabemos da importância da prática regular de atividade física, mas quando é muito frio ou muito calor bate aquela preguicinha básica não é mesmo?

É por isso que muitas pessoas estão dando preferencia por academias climatizadas, garantindo assim conforto térmico o ano todo, e as academias, por sua vez, têm investido cada vez mais em climatização.

 

 

Mas o ar condicionado na academia pode prejudicar?

Quando o ambiente é planejado para a climatização e seu projeto é executado corretamente por uma empresa especializada, não há nenhum problema em ter ar condicionado na academia. Na verdade, o ar condicionado pode até ajudar no desempenho físico, pois em temperatura ideal o corpo reage melhor aos estímulos!

 

 

 

Além de um prejeto bem feito e bem exucutado, outros fatores devem ser levados em conta para um ambiente climatizado saudável:

- O ar condicionado deve estar em temperatura agradável, nem muito frio, nem muito quente. O ideal é manter entre 20°C e 25°C;


- A manutenção deve estar em dia, principalmente a limpeza, pois a academia é um local com fluxo grande de pessoas e resíduos (como suor, pele, cabelos, etc). Os filtros devem ser limpos no mínimo semanalmente e a manutenção peventiva completa deverá ser realizada por um profissional qualificado trimestralmente;


- A umidade do ar deve estar controlada, sempre entre 40 a 60%;

 

 

Os melhores modelos de climatização mais recomendados são aqueles que oferecem ventilação natural ou mecânica, com sistemas de ventiladores e exaustores, pois favorecem a renovação do ar. Sistemas centrais de dutos também atendem às necessidades de uma academia.

 

 

A cortina de ar também pode ser usada, pois este aparelho impede a perda do ar frio do ambiente interno, e não deixa que poeira, insetos e pequenas partículas de sujeira, assim como o ar quente de fora, entrem para o local. Além do conforto térmico, ele também ajuda a manter o ambiente limpo e livre de qualquer substância que possa interferir no desempenho dos treinos.

 

Quer mais informações?

Fale com a Climatizare!

(54) 3025 1215