blog

Voltar Ar Condicionado: Quando é Preciso Trocar

Ar Condicionado: Quando é Preciso Trocar

Postado às 14:49 do dia 19/02/2019

Assim como todo produto eletrônico, chega uma hora em que a vida útil do ar condicionado também acaba.

Mas como saber quando é esse momento?

 

 

Em alguns eletrônicos é possível precisar quanto tempo em média ele vai durar, mas no caso do ar condicionado tudo depende da maneira como ele é utilizado. Alguns fabricantes chegam a estimar a vida útil de seus aparelhos em até 20 anos! Mas para isso, são necessários alguns cuidados.

Com o passar dos anos e o uso dos equipamentos, é normal que suas peças se desgastem, sendo necessárias manutenções corretivas com mais frequencia.

É nessa hora que o usuário deve lembrar de sempre chamar um profissional qualificado, caso contrário poderá até mesmo piorar a situação e consequentemente ter mais gastos.

 

 

Se seu equipamento vem apresentando problemas seguidamente e já possui bons anos de uso, está na hora de colocar na balança: quanto já foi gasto com manutenção? Pode ser que realizar o reparo já não valha mais a pena. Procure saber quanto custa um aparelho novo, qual o gasto total com instalação. Assim você poderá pesar e tomar a melhor decisão.

 

 

Outro problema bastante comum é o ruído. Todos os ares, novos ou semi-novos, produzem ruído devido a peças como motor, ventilador e turbina. Com o tempo, essas peças se desgastam e seu ruído aumenta. Se, com o passar dos anos, seu ar condicionado começou a emitir ruídos muito altos, pode ser tempo de trocá-lo por um novo. Lembre-se que, se as peças estão gastas, o equipamento precisa fazer mais força, consequentemente ele irá gastar mais energia também.

 

 

Sua conta de luz tem chegado mais cara que o habitual? Pode ser que seu ar condicionado esteja gastando mais que o normal! 

Assim como todo aparelho eletrônico, com o ar condicionado não é diferente. A cada modelo novo, mais tecnologia é empregada para que este supra a demanda do consumidor.

Os modelos mais novos já possuem a tecnologia Inverter, cujo compressor trabalha continuamente, sem picos de energia, além da utilização do gás ecológico, que torna o equipamento mais eficiente.

Mas antes de descartar o seu ar condicionado, chame um técnico especializado! Esse gasto excessivo pode ser resolvido com uma manutenção simples ou quem sabe até uma limpeza!

 

 

Como aumentar a vida útil do Ar Condicionado

  • Faça manutenção preventiva do seu ar condicionado com empresa especializada pelo menos 1 vez ao ano (residências);
  • Limpe os filtros do ar conforme instruções do manual pelo menos 1 vez ao mês;
  • Ao sinal de problema, chame um técnico especializado para verificá-lo, não deixe que o equipamento fique trabalhando forçado;
  • Não utilize seu ar condicionado com portas e janelas abertas, isso garantirá seu bom funcionamento e economia na sua conta de luz;

 

 

Como deve ser feito o descarte correto de um Ar Condicionado?

 

Antes de descartar seu ar condicionado, tenha certeza de que o mesmo realmente não possui conserto. Muitas vezes, quando em funcionamento, a melhor opção é doar ou vender o mesmo!

Mas se seu ar condicionado não tem a chance de ter outro destino além do lixo, saiba que, assim como qualquer outro produto eletrônico, o mesmo não pode ser descartado no lixo comum. Isso por que, além das peças eletrônicas, o ar ainda possui o gás refrigerante, que pode contaminar o meio ambiente se descartado de forma irregular.

Nesse caso a melhor opção é se informar junto a companhia de coleta da sua cidade ou com a secretaria do meio ambiente. A maioria dos locais possui um ponto de coleta específico para equipamentos eletrônico. 

Algumas cidades também possuem empresas especializadas na coleta desse tipo de material, ou fazem multirões para dar o descarte correto aos eletrônicos, caso a sua cidade não possua nehuma dessas opções, informe-se com a secreteria do meio ambiente ou prefeitura!