blog

Voltar Quem Criou o Ar Condicionado

Quem Criou o Ar Condicionado

Postado às 09:36 do dia 11/02/2016

WILLIS CARRIER foi um engenheiro e inventor que nasceu no Condado de Erie, Estados Unidos, em 26 de novembro de 1876.

   

Em 1901 Carrier formou-se em Licenciatura em Engenharia Mecânica. Começou a trabalhar para a Buffalo Forge Company, fabricante de aquecedores, ventiladores e sistemas de exaustão de ar, no departamento de engenharia de concepção de sistemas de aquecimento para secar madeira e café.

Em 17 de julho de 1902, aos 25 anos, Willis Carrier estava empenhado em reolver um problema de qualidade para a Lithographing Sackett-Wilhelms & Publishing Company of Brooklyn. A indústria gráfica enfrentava um problema com as impressões, pois a umidade excessiva do ar era absorvida pelo papel, resultando em imagens borradas e escuras. Foi para resolver esta questão que Carrier apresentou suas ideias, que se tornariam mais tarde o sistema de ar condicionado conhecido hoje.

 Esta criação marcou o nascimento do ar condicionado por causa da adição de controle de umidade. 

 Nos anos seguintes, Carrier trabalhou no refinamento do seu projeto e nos testes de campo do produto. Em 02 de janeiro de 1906, nascia a Carrier Carrier E. U. (sob a patente Número 808897). O "Pai" do ar condicionado chamou sua invenção de  um "aparelho para o tratamento do ar", primeiro ar condicionado lançado no mundo.

          A máquina foi projetada para umidificar ou desumidificar o ar, com aquecimento de água para umidificar e refrigeração de água para desumidificar. A primeira venda do aparelho foi feita no final de 1906 para o LaCrosse National Bank, em La Crosse, Wisconsin.

AVANÇOS NAS DIVERSAS ÁREAS

         Além de reinventar o conceito de conforto e bem estar, Willis Carrier deu a largada para uma grande revolução na história da indústria e ciência. Tornou possível inúmeros avanços em áreas como saúde, pesquisa, construção civil, transporte e computação.

          Não demorou muito para que o sucesso da invenção se espalhasse pelo país, sendo a indústria têxtil o primeiro grande mercado para o condicionador de ar. A falta de umidade nas fábricas gerava excessiva eletricidade estática, dificultando a tecelagem das fibras de algodão. O sistema de Carrier controlou a umidade do ar, impulsionando a indústria de tecidos. Difundiu-se também para outros setores como a fabricação de papel, produtos farmacêuticos e tabaco.

          A primeira aplicação residencial do ar condicionado foi em uma mansão de Minneapolis, no ano de 1914. No mesmo ano, Carrier instalou o primeiro condicionador de ar hospitalar, no Allegheny General Hospital de Pittsburgh. O sistema introduzia umidade extra em um berçário de partos prematuros, ajudando a reduzir a mortalidade causada pela desidratação.

          Nos anos 20, o ar condicionado começou a ser instalado em locais públicos. O aparelho teve seu ápice no ano de 1922, no Grauman's Metropolitan Theatre em Los Angeles e tornou-se uma peça fundamental para o crescimento da indústria cinematogáfica, pois, nos meses de verão, a frequência dos cinemas caía muito, levando ao fechamento de várias salas.

          Willis Carrier ainda equipou a Câmara dos Deputados dos EUA em 1928, o Senado Americano em 1929 e os escritórios executivos da Casa Branca em 1930, tornando mais agradável o trabalho no verão quente e úmido de Washington. Os vagòes da ferrovia B&O foram os primeiros veículos de passageiros a possuírem condicionadores de ar, no ano de 1930.

          Na década de 30, Willis Carrier desenvolveu um sistema que viabilizou o ar condicionado em arranha céus. A distribuição do ar em alta velocidade através de dutos "Weathermaster" criada em 1939, economizava mais espaço do que os sistemas utilizados nas época. Nos anos 50, os modelos residenciais de condicionadores de ar começaram a ser produzidos e comercializados em massa. Nesta época, Willis carrier faleceu. Carrier morreu em Nova Iorque, em 07 de outubro de 1950.

Propaganda - anos 50.

          Considerado uma das personalidades mais influentes do século XX, o inventor do ar condicionado nos deixou um importante legado. Sua ousada invenção mudou o mundo para sempre e abriu caminho para inúmeras inovações que hoje constituem a vida moderna.

          Este é apenas o começo da história do Ar Condicionado. A cada ano, novas tecnologias e benefícios são adicionados ao produto, sempre com o objetivo de oferecer bem estar, saúde e eficiência energética.